segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Amor platônico

É incrível. A maioria das pessoas que saem da barra da saia da mãe e resolvem montar sua própria moradia têm fixação pelo clean. Reparem: casa recém-motada e sempre tudo bem branquinho, laca com cromado, sem muitas cores berrantes. Bom, pelo menos no meu círculo de amizades tem sido assim. Eu tenho uma teoria: geralmente a casa dos pais (a não ser que o seus sejam bastante antenados) nos rementem àqueles móveis antigos, infância, tapete persa, madeira escura... Não é? E daí quando a gente monta nosso canto a gente quer aquelas coisas de novelas, sofá branco, tudo com cara de... Limpo e chique!

E comigo não foi diferente. Também quis tudo assim. Só que, com o passar dos anos, fui reparando que o clean também cansa. E o pior: ele pode se tornar impessoal e desaconchegante. Fiz um teste: minha sala é grande e me permitiu fazer dois ambientes (já que eu optei por não ter sala de jantar) - uma sala de estar e um Home Theater. Comecei montando a primeira: sofá branco, chaise long, etc. A segunda, que seria mais a "sala da bagunça" (leia-se: TV, criança pequena, biscoito) não investi muito. Por isso coloquei tapete de sisal, almofadas coloridas, puff vermelho. O resultado me surpreendeu: TODAS as pessoas que iam lá em casa, sem excessão, iam direto para a sala da bagunça. Eu podia fazer festas, jantares, etc, que todo mundo preferia se amontoar num sofá velho pequeno a sentar na sala bonitinha. O que era? Em conversas com as amigas, descobri que era o tal do ACONCHEGO. As visitas se sentiam melhor na sala que não era clean como eu queria. E assim, como uma geminiana nata, mudei de opinião. Não que eu não ache o clean bonito, muito pelo contrário, acho elegantérrimo. Mas uma coisa é ver. Outra morar nele.

Nesses meus passeios internáuticos, comecei a conhecer o trabalho de alguns Designers de Interiores/Arquitetos. E, sem querer, todos os ambiente que eu olhava e falava "Nooooooossssssaaaaaa, que tuuuuuuudooooo!" eram de uma mesma pessoa: Neza Cesar. Com o tempo, fui vendo que hoje ela é referência no quesito CORES e OUSADIA. Os trabalhos dela sempre têm papéis de parede, mistura de cores e estampas, que ficam super aconchegantes. Entrei no site dela e mudei minha concepção de cores. Putzz! Cada coisa que essa mulher faz, me dá mais ânimo para jogar na Mega Sena e poder comprar um apartamento na Vieira Souto e falar: "Vai, Neza, senta o dedo!"

Olha que delícia de sala!Diz aí se não é chique, moderna e aconchegante?



Essa sala de jantar é do apê da Karina Bacchi. Eu nunca diria que preto com rosa e VERMELHO ficaria bonito. E não é que ficou?




Quarto da Casa Cor. Olha a mistura de estampas e o charme do lustre no quarto. Eu quero!!!




Essa salinha é a casa da própria Neza. Não dá vontade de ficar o dia inteiro?




Meu Deus! PRE-CI-SO de uma colcha de cetim!





Esse ambiente também é dela. Mas diga aí: os outros têm muito mais personalidade, não é?


PS:  Hoje mesmo vou lançar uma tinta amarelo-ovo na minha sala. Depois desse post acho que minha casa está triste demais.

8 comentários:

  1. Já eu quero aquela sala de parede azul esverdeada, cheia de pecinhas lindas-decorativas-de-cor-quente espalhadas... bem praiano, divertido e vivo! Menina, descobri uma loja no casa park - lá em cima, perto do marietta - com uns móveis enlouquecedores! O ambiente é um puta galpãozão, não lembro o nome. Mas vale a pena ir babar e fazer um benchmarking. Comprar tá difícil, só peça de designer, já viu...

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Acabei de descobrir seu blog e ja to adorando :)
    Concordo com o que vc disse: o clean eh lindo mas...viver nele eh outra historia! hehe

    Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  3. Ooooooi! achei seu blog hj e tou adorando! bjs.

    Manu.

    ResponderExcluir
  4. Fabiola,

    Descobri o seu blog e amei! Me identifiquei total, porque estou às vesperas de receber o meu primeiro apê (ele só será meu mesmo, daqui a uns 20 anos, até lá ele será do Bradesco...rs!)

    Voltarei, sempre!!!

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ver o site da NezaCesar. Minha nova paixão! Obrigada por compartilhar

    :***

    Manu.

    ResponderExcluir
  6. meu ape pintei com cores claras, mas os moveis terão seu destaque! heheh bjus! (http://apenovodasammy.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  7. Gostei sala da foto quero uma semelhante... E sobre as suas salas. Bom, eu também preferiria uma sala da bagunça, pois não gosto de muita arrumação nos lugares onde eu paro tudo e descanso, com exceção do meu quarto, agora sala tem de ter um vídeo game, uma TV de no mínimo 29 polegadas e um som do tipo “faço festa a noite todo e os vizinhos também participam”.

    ResponderExcluir